Para ter um negócio lucrativo, é preciso vender produtos; para que isso
aconteça existe duas maneiras de abordagem para que você convença seu cliente
em adquirir seus produtos que são o Outbound marketing e o Inbound marketing.
Ambos desempenham seu papel estratégico muito bem e tudo vai depender do tipo
de abordagem em que sua empresa pretender utilizar. Para quem trabalha com o
marketing digital o método Inbound é a melhor opção.
Outbound marketing
O Outbound marketing é um método de abordagem que tem como objetivo ser
direto no assunto, ou seja, convencer o cliente em adquirir o produto e fechar
a venda, utilizando um canal de comunicação. Esse método nem sempre preenche 100% das necessidades de vendas de muitas
empresas, mas se for feito da maneira certa pode ser a solução que a empresa
sempre sonhou.
Podemos pegar como exemplo de Outbound, os panfletos, outdoors, e os anúncios nas mídias (como rádio e TV). Perceba ao lado, que esses exemplos tem como objetivo, apenas de convencer o cliente que seu produto é bom para que o mesmo o adquiri, mas não de se relacionar com o cliente numa forma de funil de vendas (etapa no marketing que só acontece com o Inbound). Apesar disso, ele ainda é muito utilizado pelas empresas, por causa que de uma forma e outra, acaba dando certo.
Inbound marketing
O inbound
marketing, diferente do outbound, ele procura ter uma relação com seu cliente. É
o método que tem como objetivo a atração, aonde seu cliente, por meio dos seus
conteúdos de qualidade, o conheceram e viram até você para adquirir os produtos
que sua empresa tem a oferecer. Para isso, conhecer os interesses e dúvidas de seu público é essencial antes de
promover um produto.
Esse processo chamamos de funil de
vendas, aonde a pessoa interessada em algum produto do nicho em que você
trabalha, é primeiramente atraída por meio dos conteúdos presentes em seu blog
ou site, canal no youtube, etc; entrando em um relacionamento com quem está promovendo
o produto desejado (que no caso é você), até que a venda seja realizada.
Como
exemplo de Inbound marketing, podemos pegar uma pessoa que acompanha uma empresa
ou uma pessoa na internet e que gosta dos produtos e conteúdos presente em seus
sites, logo virando cliente.
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